CICLO

Migrações

19 JUNHO A 4 JULHO 2018

A experiência migratória, nas suas mais variadas facetas e no modo como tem impulsionado políticas de receção ou de exclusão, é uma realidade para a qual vamos olhar nos meses de junho e julho. A partir da apresentação das peças Sanctuary, do encenador sul-africano Brett Bailey, e Provisonal Figures Great Yarmouth, do encenador e realizador de cinema Marco Martins, desenvolvemos o ciclo Migrações.

Além de um debate sobre as realidades das experiências migratórias nos territórios europeus e africanos e de uma masterclass que dará a conhecer a implementação de Migrant’scène — um festival de teatro dinamizado pela comunidade de ativistas e migrantes em território marroquino —, haverá ainda lugar a uma residência online a partir da investigação por Marco Martins, uma parceria com a RAUM: residências artísticas online e ao Fórum Migrações.

Em parceria com a associação Fórum dos Cidadãos, que procura ativar formas de participação democrática, criaremos também o Fórum Migrações para o qual vamos convidar um grupo de 50 lisboetas, escolhidos de forma aleatória, a debater e deliberar sobre como integrar melhor os migrantes e refugiados em Portugal. A pergunta que norteará estes encontros será: “Que condições deve Portugal oferecer a quem chega?” Este painel de cidadãos, que vai espelhar a diversidade da sociedade, com as suas diferentes experiências e vivências, será confrontado com opiniões académicas, políticas, económicas e emocionais sobre o tema das migrações. Ao longo de dois fins de semana, pesam-se prós e contras, assumem-se preconceitos, mistura-se razão, medos, empatia e dinheiro. É esperado que nos possam aconselhar, produzindo recomendações ponderadas e informadas, sem os vícios do poder político nem o imediatismo das opiniões de sofá. A cargo da Associação Fórum dos Cidadãos, este processo deliberativo não é aberto ao público em geral, sendo a seleção dos participantes realizada por convocatória e tendo em conta critérios de representação dos cidadãos por vários estratos sociais e culturais da cidade de Lisboa. No final, conheceremos o processo e as suas conclusões numa emissão especial do podcast semanal do Teatro Maria Matos.

 

Apresentação no âmbito da rede Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europeia

 

Ler Mais