migracoes-ciclo Comprar Bilhetes
Debate e Pensamento


Mehdi Alioua

Migrações
Datas e Horários
sexta → 18h às 20h
Preço
Entrada livre sujeita a inscrição obrigatória com carta de motivação (até 1 página) através do e-mail: lilianacoutinho@egeac.pt até 19 junho 2018 (máximo 20 participantes)
Duração
2h
Local
Sala de Ensaios
Informação Adicional

Masterclass em francês dirigida a coordenadores de projetos junto da população refugiada em Portugal, público em geral, artistas e investigadores interessados no tema

Facebook Twitter

Sinopse

Nesta masterclass, o sociólogo, professor de Ciências Políticas na Universidade Internacional de Rabat e ativista antirracista Mehdi Alioua vai partir do exemplo do Festival Migrant’Scène, que se dedica a trabalhar as questões da integração de migrantes em Rabat, para discutir com artistas, militantes, investigadores, educadoras e educadores em torno de como se promove a diversidade e a miscigenação tanto em cena como no público.

 

Desde 2010, as associações marroquinas GADEM e DABATEAR organizam o Festival Migrant’Scène Rabat, com o apoio da associação francesa La CIMADE. O objetivo deste festival de teatro é o de criar um espaço de encontros e debates em torno de problemáticas das quais os marroquinos e marroquinas não falavam suficientemente: o direito dos estrangeiros e as condições de asilo em Marrocos, o racismo e o multiculturalismo, as fronteiras assassinas da Europa, as discriminações em Marrocos, etc. Queríamos então reunir artistas, militantes, investigadores, educadoras e educadores em torno destas problemáticas e iniciar uma miscigenação, tanto em cena como no público: os e as migrantes deveriam ser visíveis. Desde a sua primeira edição, o festival dá relevo à diversidade e miscigenação que estão presentes no público, em cena (com a participação de artistas amadores e profissionais e de pessoas de diferentes nacionalidades nas criações e nas residências) e, inclusive, na organização do festival. Esta miscigenação é a verdadeira força deste festival e ela permite irrigar em profundidade a sociedade marroquina de novos debates, que fazem eco a debates mais antigos, ao ponto de tornar importante a questão migratória. É esta história entre educação popular e investigação, entre arte e militantismo, que vos apresentarei nesta masterclass.

 

Mehdi Alioua

Apresentação no âmbito da rede Create to Connect com o apoio do Programa Cultura da União Europeia