O Teatro

Redes de Programação

Imagine 2020

Entre 2015 e 2018, o Teatro Maria Matos integrou a rede europeia IMAGINE 2020, cuja missão é apoiar, produzir e apresentar trabalhos artísticos que exploram as causas e os efeitos das mudanças climáticas, com o objetivo de aumentar a consciência acerca desta questão. A rede IMAGINE 2020 procura assim contribuir para que ocorra uma mudança, tanto no sector cultural como na sociedade em geral, em direção a comportamentos que promovam a sustentabilidade ecológica. IMAGINE 2020 é apoiada pelo programa Europa Criativa e é composta por onze parceiros europeus.

House on Fire

Criada pelo Teatro Maria Matos em 2011, a rede House on Fire promoveu projetos temáticos multidisciplinares e coproduziu novas criações no âmbito das artes performativas que pretenderam contribuir para o debate de questões políticas e sociais da atualidade. House on Fire foi constituída por dez teatros e festivais europeus e foi apoiada pelo Programa Cultura da União Europeia para o período 2012-17.

Create to Connect

Através da descoberta de novas abordagens e modelos de produção que contribuam para um maior envolvimento direto dos públicos nas atividades artísticas, a rede congregou 13 organizações europeias ligadas à cultura e à investigação. Create to Connect foi apoiada pelo Programa Cultura da União Europeia para o período 2013-18.

5 Sentidos

A Rede 5 Sentidos foi criada em 2009 com o intuito de promover a programação cultural e a produção artística em rede. Atualmente composta por 11 equipamentos culturais do país, a 5 Sentidos procura apoiar e dinamizar o desenvolvimento das artes performativas em Portugal, organizando digressões de espetáculos e apoiando a produção de novas criações através de cofinanciamentos, coproduções e residências. A estratégia da rede 5 Sentidos ― assente na troca de saberes, processos e experiências de trabalho ― visa fortalecer o desempenho dos parceiros, dinamizar a criação artística e alargar os públicos.

Teatro Viriato (Viseu), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Centro de Artes de Ovar (Ovar), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa), Teatro Micaelense (Ponta Delgada), Teatro Municipal da Guarda, Teatro Municipal do Porto Rivoli.Campo Alegre, Teatro Nacional São João (Porto) e Teatro Virgínia (Torres Novas).