Notícias

Uma Utopia Verde é Possível

O Teatro Maria Matos quer continuar a contribuir para um futuro mais ecológico e por isso, a partir de agora, reduz 60% do seu consumo em papel.

Desde 2011 que o Teatro Maria Matos tem feito um caminho para, passo a passo, se tornar num Teatro Verde. Nesta nova temporada, conseguimos reduzir 60% da nossa produção de papel impresso.

Passámos o último ano a questionar e a repensar a estratégia de comunicação. Foram feitos estudos, conversas com o público e várias reflexões para pensar alternativas. Já existia um histórico: o Teatro Maria Matos é um Teatro Verde, e tem vindo a dedicar a sua programação ao tema da ecologia através de ciclos especiais, desde a conferência internacional Dois Graus – Arte, Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, passando pelo ciclo As 3 Ecologias, até ao recente Arquipélago Verde, incluído no ciclo Utopias.

Depois deste ano de balanço, concluímos que mais de 90% do nosso investimento de comunicação era gasto na produção e distribuição de materiais em papel e que, ao mesmo tempo, os meios de divulgação digital se tinham tornado plataformas tão ou mais eficientes e eficazes. Decidimos então implementar também na comunicação uma prioridade que já era transversal ao funcionamento do Teatro Maria Matos: reduzir o papel e procurar alternativas ecológicas. E é assim que o epicentro da comunicação do Teatro Maria Matos passa a ser digital.

Arrancamos a temporada 2017-2018 com um novo website, no qual se destacam os conteúdos multimédia originais, que têm vindo a ser concebidos em conjunto com artistas, programadores e convidados para que, todas as semanas, possamos enriquecer a informação que gira à volta da criação. Imagens de bastidores, vídeos de ensaios ou até reportagens e entrevistas passarão a estar quotidianamente disponíveis no website. E porque o debate e pensamento não se esgota nas conferências que apresentamos, inauguramos também um novo espaço para o diálogo e a interrogação: um podcast do Teatro Maria Matos que será disponibilizado todas as segundas-feiras.
O arquivo de tudo o que já aconteceu passa também a ser um eixo fundamental do novo website, sendo possível navegar pela história do Teatro Maria Matos numa plataforma dinâmica. Por fim, a programação para Crianças e Jovens ganha um espaço próprio online, desenhado especialmente para responder às necessidades distintas do público escolar e das famílias.

Também o edifício do Teatro Maria Matos se renova para receber esta nova estratégia digital. Ao disponibilizar wifi gratuito em qualquer parte do Teatro, pretendemos convidar o público a aceder ao nosso novo website, explorando os textos, sons e vídeos originais e, assim, prescindido da clássica folha de sala impressa em papel. Para quem não vive sem o papel, pode continuar a consultar a nossa brochura bimestral: mais pequena, mais verde e mais sustentável. A brochura continuará a estar disponível no Teatro Maria Matos e nos diferentes espaços culturais de Lisboa, no entanto não será mais enviada para casa do nosso público fidelizado.

Queremos continuar a caminhar em direção a uma utopia verde, mas qualquer utopia é infrutífera se não for acessível a todos. Por este motivo, o novo website responde a diretrizes específicas de acessibilidade que acompanham um conjunto de políticas de inclusão que têm vindo a ser implementadas no Teatro Maria Matos. Do espaço arquitetónico à comunicação, passando pela programação e pelo atendimento ao público, o Teatro Maria Matos é cada vez mais de todos e para todos.